sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Óleo vaza sem controle por fenda de 300 m


O delegado da Polícia Federal Fábio Scliar, chefe da Delegacia do Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, afirmou nesta sexta-feira (18) que a fenda por onde vaza óleo na bacia de Campos, no litoral norte do Estado do Rio de Janeiro, desde o último dia 10 não foi fechada. O delegado abriu um inquérito para investigar o vazamento.
- O derramamento de óleo continua e não há previsão para que se consiga fechar a fenda.
O campo do Frade, onde centenas de galões de óleo vazaram no mar através de uma rachadura, é de responsabilidade da multinacional americana Chevron. A empresa faz perfurações nessa área, que fica a mais de 100 km do litoral norte do Estado do Rio de Janeiro. Ela informou que, durante o acidente, cerca de 140 mil litros de óleo se misturaram ao oceano.
De acordo com o delegado, a Chevron fechou o poço que estava sendo aberto para a retirada do petróleo, e não a fenda de 300 m a 1.200 m de profundidade por onde o óleo está saindo. Segundo Scliar, a informação sobre a dificuldade para fechar a fenda foi confirmada pelo especialista contratado pela própria petroleira para estancar o vazamento.(fonte:r7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário