A equipe do projeto Mars500, realizado pela Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla oficial) deve abrir a cápsula por volta das 10h (8h no horário de Brasília), finalizando a missão. Depois a equipe passará por uma bateria de exames.
O objetivo da missão era analisar as condições físicas e psicológicas e a tolerância dos membros de uma tripulação durante um voo interplanetário.
A tripulação formada pelos russos Alexey Sitev, Sukhrob Kamolov e Aleksandr Suvorov, o francês Romain Charles, o ítalo-colombiano Diego Urbina e o chinês Wang Yue passou por diversas “provas”.
Durante os 18 meses, eles tiveram seus cérebros e corpos monitorados, e os resultados encaminhados a uma equipe especializada, que também vai analisar amostras de um terreno que simulava a atmosfera do Planeta Vermelho.
O período de isolamento na falsa nave de 180 m2 se refere à duração de uma verdadeira viagem para Marte, com 250 dias de ida, 30 dias de permanência e 240 dias de volta.
Segundo boletim da ESA, os cientistas já estão felizes com a qualidade do material coletado e já se dizem ansiosos para trabalhar com ele.
Ainda , segundo o boletim, trazer à tona os resultados científicos leva um tempo, mas a principal questão já foi respondida por Patrik Sundblad, cientista da ESA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário