terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Empresas entram em acordo e encerram "guerra dos joguinhos no Orkut''

Um acordo financeiro, a valores não revelados, encerrou a “guerra dos joguinhos do Orkut”, travada entre a Zynga, maior desenvolvedora de jogos sociais do mundo, e a Vostu, a maior do setor no Brasil.
A Zynga entrou na Justiça acusando a Vostu de plagiar games presentes em redes sociais. No processo, a Zynga dizia que “a Vostu copiou e plagiou jogos desenvolvidos pela Zynga, lançando-os na rede social Orkut, e mais recentemente no Facebook”.
– A Zynga possui milhões de usuários no país, e as cópias criaram tanta confusão que a Vostu passou a ser tratada pela mídia como a “Zynga do Brasil”.
Em resposta, a Vostu acusava a Zynga de querer “conquistar espaço de mercado por meio de estratégias baratas e tenta explorar o sistema judiciário ao invés de buscar a competição justa”.
Em agosto, a empresa norte-americana chegou a conseguir que uma juíza de São Paulo determinasse a retirada dos jogos MegaCity, Café Mania, Pet Mania e Vostu Poker do Orkut. A Zynga dizia que esses games são cópias de seus produtos: CityVille, Café World, PetVille e Zynga Poker, respectivamente.
A juíza Andrea de Abreu e Braga, da 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça de São Paulo, deu 48 horas para a remoção do conteúdo, sob pena de multa diária de R$ 20 mil, mas a Vostu recorreu da decisão, que era liminar (provisória), e conseguiu que o Tribunal suspendesse a determinação.
Nesta terça-feira (6), as empresas informaram que a batalha judicial está terminada. A Vostu concorreu em fazer um pagamento à Zynga e a fazer modificações nos quatro jogos. Não foram revelados o valor do acordo ou que mudanças foram feitas nos games.
A nota enviada à imprensa diz apenas que “as partes têm o prazer de ter resolvido seus conflitos e agora deixar estas questões para trás”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário